Seloken 100mg 30 Comprimidos
Comprar Seloken 100mg 30 Comprimidos com melhor preço e entrega em todo o Brasil. Conheça todas as apresentações de Seloken
Para que serve Seloken Comprimido
Hipertensão arterial (pressão alta):
Redução da pressão alta, da morbidade e do risco de mortalidade de origem cardiovascular e coronária, incluindo morte súbita, alterações do ritmo do coração (incluindo especialmente taquicardia supraventricular); angina do peito (dor no peito que ocorre somente após esforço físico); tratamento de manutenção após infarto do miocárdio (infarto do coração); tratamento dos sintomas em hipertireoidismo (aumento da produção de hormônios pela glândula tireoide); alterações funcionais do coração com palpitações e profilaxia da enxaqueca (prevenção da dor de cabeça forte).
Como o Seloken Comprimido funciona?
Seloken comprimidos pertence a uma classe de medicamentos chamada betabloqueadores. O metoprolol é um betabloqueador seletivo beta-1, isto é, bloqueia os receptores beta-1 em doses muito menores que as necessárias para bloquear os receptores beta-2. O tratamento com metoprolol diminui a pressão arterial através da redução dos efeitos dos hormônios de estresse, levando a uma diminuição do ritmo do coração.
Em geral, o início do efeito de Seloken comprimidos é observado dentro de algumas horas, mesmo em baixas doses de metoprolol.
O efeito anti-hipertensivo máximo de qualquer faixa de dose de metoprolol será atingido após uma semana de terapia.
Como Usar Seloken Comprimido
Os comprimidos de Seloken devem ser tomados de acordo com a recomendação médica, por via oral, com o estômago vazio.
Posologia do Seloken Comprimido
Hipertensão (pressão alta):
A dose recomendada em pacientes com hipertensão é de 100 a 200 mg diários, em dose única pela manhã ou doses divididas (manhã e noite). Se necessário, pode ser adicionado outro fármaco anti-hipertensivo. O tratamento anti-hipertensivo de longa duração com doses diárias de 100-200 mg de metoprolol tem demonstrado reduzir a mortalidade total, incluindo morte cardiovascular súbita, AVC e problemas coronarianos em pacientes hipertensos.
Angina do peito:
A dose recomendada é de 100 a 200 mg diários, em doses divididas (manhã e noite). Se necessário, pode ser adicionada outro fármaco antianginoso.
Arritmias cardíacas (irregularidade nos batimentos do coração):
A dose recomendada é de 100-200 mg diários, em doses divididas (manhã e noite). Se necessário, pode ser adicionada outro fármaco antiarrítmico.
Tratamento de manutenção após infarto do miocárdio (infarto do coração):
O tratamento oral de longa duração com metoprolol em doses de 200 mg diários, administrados em doses divididas (manhã e noite), tem mostrado reduzir o risco de mortalidade (incluindo morte súbita) e reduzir o risco de reinfarto (também em pacientes com diabetes mellitus).
Hipertireoidismo (aumento de produção de hormônios pela glândula tireóide):
A dose recomendada é de 150-200 mg diários, divididos em 3 a 4 doses. Se necessário, a dose pode ser aumentada.
Alterações cardíacas funcionais com palpitações (alterações no coração):
A dose recomendada é 100 mg diariamente como dose única pela manhã. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 200 mg.
Profilaxia da enxaqueca (prevenção e/ ou diminuição da dor de cabeça forte):
A dose recomendada é de 100-200 mg diários, administrados em doses divididas (manhã e noite).
Insuficiência renal:
Não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal.
Insuficiência hepática:
Normalmente não é necessário ajuste de dose em pacientes com cirrose hepática, porque o metoprolol tem uma baixa taxa de ligação proteica (5-10%). Quando há sinais de sério comprometimento da função hepática (por exemplo, pacientes submetidos à cirurgia de derivação), devese considerar uma redução da dose.
Idosos:
Não é necessário ajuste de dose.
Crianças:
Há experiência limitada do tratamento de crianças com Seloken comprimidos.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Seloken Comprimido?
Se você esquecer de tomar uma dose de Seloken comprimidos e sua próxima dose for em menos de quatro horas, tome a dose esquecida. Se você se lembrar de tomar quatro horas ou mais após o horário da dose que foi esquecida, tome apenas metade da dose. Depois tome a dose seguinte no horário correto.
Contraindicação de Seloken Comprimido
Você não deve utilizar Seloken comprimidos se tiver alergia ao metoprolol, aos demais componentes da fórmula ou a outros betabloqueadores (por exemplo, propranolol, sotalol, timolol).
Na presença das seguintes doenças deve-se evitar o uso do metoprolol:
Bloqueio atrioventricular de grau II ou de grau III, insuficiência cardíaca não compensada instável (edema pulmonar, hipoperfusão ou hipotensão), durante a terapia inotrópica contínua ou intermitente agindo através de agonista do beta receptor, síndrome do nó sino-atrial (a não ser que um marcapasso permanente esteja em uso), choque cardiogênico (problemas graves na circulação do coração), bradicardia sinusal (batimentos lentos do coração) clinicamente relevante e arteriopatia periférica grave.
O metoprolol não deve ser usado se houver suspeita de infarto agudo do miocárdio.
Precauções
Seloken comprimidos deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
- Se você tiver problemas pulmonares com broncoespasmo (contração do músculo liso nas paredes de brônquios e bronquíolos, causando o estreitamento dos mesmos), como asma e bronquite; nesse casos, pode-se associar um medicamento broncodilatador;
- Se você for diabético;
- Se você tiver insuficiência cardíaca (coração fraco) descompensada;
- Se você tiver pressão alta e angina do peito com insuficiência cardíaca congestiva controlada por digitálicos e diuréticos;
- Se você tiver frequência baixa do coração e doenças nas artérias das pernas;
- Se você for portador de feocromocitoma (tipo de tumor, geralmente benigno, localizado na glândula supra-renal), com problemas hepáticos e de tireoide.
Você deve informar ao seu médico se você tem ou teve sintomas de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue).
Não interrompa de repente o tratamento com Seloken comprimidos. Quando a interrupção for necessária, deve ser feita de forma gradual.
Verifique sua reação ao Seloken comprimidos antes de dirigir veículos ou operar máquinas, porque, ocasionalmente, pode ocorrer tontura ou cansaço.
Uso durante a gravidez e a lactação:
Antes de iniciar o tratamento com Seloken comprimidos, avise seu médico se estiver grávida ou tentando engravidar. Se estiver grávida, não use Seloken comprimidos a não ser que recomendado pelo seu médico. O metoprolol pode causar efeitos adversos, como, por exemplo, redução do batimento do coração do feto ou recém-nascidos. Você deve informar imediatamente seu médico se engravidar durante o tratamento com metoprolol.
A experiência clínica em crianças é limitada. Deverá ser utilizado nesta faixa etária somente a critério médico.
Atenção: este medicamento contém lactose (35 mg/comprimido), portanto, deve ser usado com cautela em pacientes com intolerância a lactose.
Composição
Apresentações:
Comprimidos de 100 mg em embalagens com:
20 comprimidos.
Composição:
Cada comprimido de Seloken contém:
100 mg de tartarato de metoprolol.
Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, dióxido de silício, povidona, estearato de magnésio e amidoglicolato de sódio.
Superdosagem
Sintomas:
Pressão muito baixa, batimentos lentos e/ou irregulares do coração, insuficiência cardíaca aguda e chiado no peito.
A ingestão concomitante de álcool, anti-hipertensivos (medicamentos para abaixar a pressão), quinidina ou barbitúricos podem agravar os sintomas.
As primeiras manifestações de superdosagem podem ser observadas de 20 minutos a 2 horas após a ingestão do medicamento.
Tratamento:
O tratamento deve ser realizado em local com medidas de atendimento, monitoramento e supervisão adequados. Em caso de ingestão de uma quantidade de medicamento maior do que a prescrita, entre em contato com seu médico imediatamente.
Mais informações
Código do produto: | 87062 |
EAN: | 7896206407568 |
Tipo de Medicamento: | Referência |
Registro MS: | 1161800710065 |
Classe Terapêutica: | Betabloqueadores Puros |
Princípio Ativo: | Tartarato de Metoprolol |