O colesterol é uma substância produzida no organismo pelo fígado, mas também encontrada em alguns alimentos. Ele desempenha um papel vital na forma como cada célula funciona, sendo necessário principalmente para a produção de hormônios e para a digestão. No entanto, muito colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças cardíacas e circulatórias.
Existem dois tipos principais de colesterol:
HDL ou lipoproteínas de alta densidade. É chamado de "bom" colesterol porque transporta colesterol de outras partes do corpo de volta ao fígado. O fígado, em seguida, remove o colesterol do corpo.
LDL ou lipoproteínas de baixa densidade. É chamado de colesterol "ruim" porque um alto nível de LDL pode levar ao acúmulo de colesterol no sangue, tornando as artérias mais estreitas ou até mesmo bloqueá-las, impedindo a circulação do sangue.
Existem diversos fatores que podem influenciar no nível de colesterol no sangue, tais como a idade, peso e histórico familiar com a condição, mas exames de sangue são de fato o único caminho para um diagnóstico preciso. Felizmente, existem diversos métodos disponíveis atualmente para a prevenção e tratamento destes sintomas.