Atacand Hct 16 12,5mg Com 30 Comprimidos
Comprar Atacand Hct 16 12,5mg Com 30 Comprimidos com melhor preço e entrega em todo o Brasil. Conheça todas as apresentações de Atacand
Para que serve Atacand HCT
Atacand HCT é indicado para o tratamento da hipertensão (pressão alta), quando a monoterapia (uso de apenas um medicamento) não é suficientemente eficaz.
Como o Atacand HCT funciona?
Atacand HCT faz parte de uma classe de medicamentos chamada de bloqueadores dos receptores de angiotensina II, que reduz e controla a pressão arterial.
A candesartana cilexetila relaxa e alarga os vasos sanguíneos para reduzir a pressão arterial, fazendo que seu coração bombeie sangue para todas as partes de seu corpo mais facilmente.
A hidroclorotiazida inibe a reabsorção ativa de sódio no organismo, fazendo com que mais líquido seja liberado pela urina, o que reduz a quantidade de líquidos corporais e assim diminui o volume de sangue expelido pelo coração por minuto. Consequentemente, ela reduz a pressão arterial. Durante tratamento prolongado, o relaxamento dos vasos sanguíneos contribui para a redução da pressão alta.
A candesartana e a hidroclorotiazida têm efeitos somatórios no controle da pressão alta. Em pacientes com pressão alta, Atacand HCT causa uma diminuição eficaz e prolongada da pressão arterial, sem aumentar os batimentos do coração. Após a administração de uma única dose de Atacand HCT, a diminuição da pressão geralmente ocorre dentro de 2 horas. Com o tratamento contínuo, a redução máxima da pressão sanguínea é atingida dentro de 4 semanas e é mantida durante o tratamento prolongado.
Como Usar Atacand HCT
A dose recomendada de Atacand HCT é de 1 comprimido uma vez ao dia, por via oral, com ou sem a ingestão de alimentos. O efeito anti-hipertensivo máximo é normalmente atingido dentro de 4 semanas após o início do tratamento.
Posologia do Atacand HCT
Uso em idosos:
Não há recomendações especiais para o uso de Atacand HCT.
Uso em pacientes com insuficiência renal:
Uma titulação de dose é recomendada em pacientes com insuficiência renal leve a moderada (depuração de creatinina 30-80 mL/min/1,73 m2 de superfície corpórea).
Atacand HCT não deve ser usado em pacientes com insuficiência renal grave (depuração de creatinina < 30 mL/min/1,73 m2 de superfície corpórea).
Uso em pacientes com insuficiência hepática:
Recomenda-se uma titulação de dose em pacientes com doença hepática crônica de leve a moderada.
Atacand HCT não deve ser usado em pacientes com insuficiência hepática grave e/ou colestase.
Uso em crianças:
Não foram estabelecidas a segurança e a eficácia do uso de Atacand HCT em crianças.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Atacand HCT?
Se você se esquecer de tomar uma dose de Atacand HCT, não é necessário tomar a dose esquecida, deve-se apenas tomar a próxima dose, no horário habitual.
Contraindicação de Atacand HCT
Você não deve usar Atacand HCT se tiver alergia à candesartana cilexetila, à hidroclorotiazida, aos derivados da sulfonamida (a hidroclorotiazida é derivada das sulfonamidas) ou a qualquer um dos componentes da fórmula; durante a gravidez ou amamentação; doença grave nos rins, fígado e/ou colestase (redução do fluxo biliar, no qual surge uma cor amarelada na pele); gota; diabetes mellitus (tipo I ou II) ou insuficiência renal moderada a grave (TGF < 60mL/min/1,73m2) se fizer uso de medicamentos contendo alisquireno.
Precauções
Atacand HCT deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
- O uso combinado de bloqueadores dos receptores de angiotensina II (BRAs), como Atacand HCT, não é recomendado com medicamentos como inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina) ou alisquirenos, pois pode haver queda da pressão arterial (hipotensão), aumento da concentração de potássio no sangue (hipercalemia) e alterações na função dos rins (incluindo falência renal aguda);
- Em pacientes com estenose da artéria renal (estreitamento das artérias que nutrem os rins) pode ocorrer um aumento nos níveis sanguíneos de ureia e creatinina (toxinas que se acumulam no sangue e que podem ser usadas para avaliar a função renal);
- Em pacientes com redução do volume de sangue dentro dos vasos sanguíneos e/ou de sódio pode ocorrer hipotensão (redução da pressão arterial) sintomática;
- Durante cirurgia e anestesia pode ocorrer hipotensão (redução da pressão arterial);
- Como acontecem com outros agentes que inibem o sistema renina-angiotensina-aldosterona, alterações na função dos rins podem ser antecipadas em pacientes suscetíveis tratados com Atacand HCT;
- Não há muita experiência do uso de Atacand HCT em pacientes com transplante de rim recente;
- Pacientes com estenose das válvulas mitral e aórtica do coração (estreitamento de estruturas internas do coração cuja função é garantir o sentido correto do fluxo de sangue dentro do coração) e cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva (tipo de doença do músculo do coração que causa obstrução do fluxo sanguíneo);
- Como para qualquer paciente submetido à terapia de diuréticos, deve ser realizado controle periódico de eletrólitos séricos. Pacientes que fazem uso concomitante de Atacand HCT com inibidores da ECA, alisquireno, diuréticos poupadores de potássio (Ex: espironolactona), suplementos de potássio ou substitutos do sal contendo potássio ou outros medicamentos que possam aumentar os níveis de potássio no sangue (Ex: heparina, cotrimoxazol), podem ter aumentos dos níveis de potássio no sangue;
- Em pacientes que apresentam diabetes mellitus latente (não aparente) durante o tratamento; aumento dos níveis de colesterol e triglicérides; e aumento das concentrações ácido úrico no sangue, o que pode causar gota em pacientes suscetíveis;
- Deve-se ter cuidado em pacientes com doenças graves nas artérias do cérebro e coração para que não ocorra redução acentuada da pressão arterial.
Verifique a sua reação ao medicamento antes de dirigir veículos ou operar máquinas, porque, ocasionalmente, pode ocorrer tontura ou cansaço durante o tratamento de hipertensão com Atacand HCT.
Se você for submeter-se a alguma cirurgia, avise seu médico que você está usando Atacand HCT.
Este medicamento contém lactose (77,00 mg/comprimido de Atacand HCT 8/12,5 mg; 68,00 mg/comprimido de Atacand HCT 16/12,5 mg), portanto, deve ser usado com cautela por pacientes com intolerância a lactose.
Composição
Apresentações:
Comprimidos de 8/12,5 mg ou 16/12,5 mg em embalagens com:
20 ou 30 comprimidos.
Composição:
Cada comprimido Atacand HCT 8/12,5 mg contém:
8 mg de candesartana cilexetila e 12,5 mg de hidroclorotiazida.
Excipientes: lactose monohidratada, amido, carmelose cálcica, hiprolose, macrogol e estearato de magnésio.
Cada comprimido Atacand HCT 16/12,5 mg contém:
16 mg de candesartana cilexetila e 12,5 mg de hidroclorotiazida.
Excipientes: lactose monohidratada, amido, carmelose cálcica, hiprolose, macrogol, estearato de magnésio, óxido férrico marrom e óxido férrico amarelo.
Superdosagem
Sintomas:
Pode ocorrer hipotensão com sintomas, vertigem, sede, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), arritmias ventriculares (batimentos cardíacos alterados), sedação/diminuição de consciência e cãibras musculares.
Mais informações
Código do produto: | 16723 |
EAN: | 7896206402082 |
Tipo de Medicamento: | Referência |
Registro MS: | 1161800830125 |
Classe Terapêutica: | Neuroléptico e Antipsicótico |
Princípio Ativo: | Candesartana Cilexetila + Hidroclorotiazida |