Artane 2mg Com 30 Comprimidos
Comprar Artane 2mg Com 30 Comprimidos com melhor preço e entrega em todo o Brasil. Conheça todas as apresentações de Artane
Para que serve Artane
Este medicamento é destinado como auxiliar no tratamento de todas as formas de Doença de Parkinson e para o controle de alterações envolvendo a coordenação dos movimentos causadas por medicamentos que agem sobre o Sistema Nervoso Central, tais como dibenzoxazepinas, fenotiazinas, tioxantenos e butirofenonas.
Como Artane funciona?
O cloridrato de triexifenidil (Artane) alivia a contração involuntária do músculo, pois exerce um efeito relaxante sobre a musculatura.
Como Usar Artane
O produto Artane é apresentado na forma de comprimidos de 2 mg e 5 mg.
O produto é de uso oral.
Posologia
A posologia deve ser individualizada. A dose inicial deve ser baixa e, em seguida, aumentada gradualmente, especialmente em pacientes com mais de 60 anos de idade.
A ingestão de Artane antes ou após as refeições deve ser determinada de acordo com a reação do paciente.
Pacientes pós-encefalítica, que são, normalmente, mais suscetíveis à salivação excessiva, podem preferir o uso após a refeição e podem, além disso, requerer pequenas quantidades de atropina, que sob tais circunstâncias é, algumas vezes, um adjuvante eficaz.
Se Artane tender a secar a boca excessivamente, deve ser tomado antes das refeições, a menos que cause náuseas. Se for tomado após as refeições, a sede algumas vezes induzida pode ser controlada com balas de menta, gomas de mascar ou água.
Doença de Parkinson Idiopática
Como terapia inicial, 1 mg de Artane pode ser administrado no primeiro dia, por via oral. A dose pode ser aumentada em incrementos de 2 mg a intervalos de 3 a 5 dias, até que um total de 6 a 10 mg seja administrado diariamente.
Limite máximo diário
A dose diária total dependerá da resposta clínica. Muitos pacientes obtém benefício máximo com dose total diária de 6 a 10 mg, mas alguns pacientes, principalmente aqueles que se encontram no grupo pósencefalítico, podem requerer uma dose diária total de 12 a 15 mg.
Doença de Parkinson Induzida por Droga
A quantidade e a frequência da dose de Artane necessária para controlar as reações extrapiramidais aos tranquilizantes comumente empregados, notadamente as fenotiazinas, tioxantenos e butirofenonas, devem ser determinadas com base na resposta do paciente.
É aconselhável começar a terapia com uma dose única de 1 mg, por via oral.
Se as manifestações extrapiramidais não forem controladas em algumas horas, as doses subsequentes podem ser progressivamente aumentadas até que o controle satisfatório seja atingido.
O controle satisfatório pode, algumas vezes, ser mais rapidamente atingido reduzindo-se temporariamente a dosagem do tranquilizante ao instituir a terapia com Artane e, então, ajustando-se a dosagem de ambas as drogas até que o efeito traquilizante desejado seja mantido sem as reações extrapiramidais.
Algumas vezes é possível manter o paciente com uma dosagem baixa de Artane após as reações permanecerem sob controle por vários dias. Têm sido reportados casos nos quais estas reações permaneceram em remissão por longos períodos após a terapia com Artane ter sido descontinuada.
Limite máximo diário
A dosagem diária total normalmente varia entre 5 e 15 mg, embora, em alguns casos, estas reações tenham sido controladas satisfatoriamente com 1 mg diariamente.
Uso Concomitante com Levodopa
Quando Artane for usado concomitantemente com levodopa, a dose usual de cada um deles pode ser reduzida. Ajuste cuidadoso é necessário, dependendo dos efeitos colaterais e do grau de controle dos sintomas.
Uma dosagem de Artane de 3 a 6 mg diariamente, por via oral, em doses divididas, é, normalmente, adequada.
Uso Concomitante com Outros Inibidores Parassimpáticos
Artane pode ser substituir, total ou parcialmente, outros inibidores parassimpáticos. A técnica usual é a substituição parcial inicialmente, com redução progressiva da outra medicação, à medida em que a dose de cloridrato de triexifenidil é aumentada.
Limite máximo diário
A ingestão diária total de Artane é melhor tolerada se dividida em 3 doses e tomada às refeições. Altas doses (> 10 mg por dia) podem ser divididas em 4 vezes, com 3 doses administradas às refeições e a quarta ao deitar.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Artane?
Caso você esqueça de tomar Artane no horário estabelecido pelo seu médico, tome-o assim que lembrar.
Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não tome o medicamento duas vezes para compensar a dose esquecida.
Contraindicação de Artane
Você não deve utilizar Artane se tiver alergia ao cloridrato de triexifenidil ou a qualquer um de seus componentes ou se tiver aumento da pressão ocular.
Precauções
Devido aos efeitos sedativos, você deve evitar o uso de bebidas alcoólicas ou outros depressores do Sistema Nervoso Central (como medicamentos tranquilizantes), enquanto estiver tomando Artane.
Como esta medicação pode causar diminuição da sudorese e aumento da temperatura corporal, que podem ser graves, ela deve ser usada com cautela quando o clima estiver quente ou durante o exercício, especialmente quando administrado concomitantemente com outros medicamentos que tenham efeitos semelhantes (medicamentos anticolinérgicos) em pacientes cronicamente doentes, que façam uso abusivo de bebidas alcoólicas e que tenham outras doenças do Sistema Nervoso.
A dosagem pode vir a ser diminuída de forma que a habilidade de manter o equilíbrio do calor via transpiração não seja prejudicada.
Você deve entrar em contato com seu médico se apresentar alterações gastrointestinais, febre ou calor excessivo. Se ocorrer algum desarranjo gastrintestinal, Artane deve ser ingerido juntamente com os alimentos.
Antes do início do tratamento com Artane, você deve passar por uma avaliação oftalmológica para a medida da pressão ocular, que também deve ser monitorizada durante a terapia. Glaucoma em fase inicial pode ser precipitado por drogas da classe de Artane.
Você também deve ser cuidadosamente acompanhado se apresentar problemas cardíacos, renais, no fígado, hipertensão arterial (pressão alta) ou miastenia gravis (Artane pode piorar o quadro clínico desta doença).
Se você estiver fazendo tratamento prolongado de Artane, deve ser cuidadosamente monitorizado quanto a reações desagradáveis.
Artane deve ser usado com cuidado em pacientes com glaucoma, doença obstrutiva do trato gastrintestinal ou geniturinário e, em idosos do sexo masculino, com possível hipertrofia da próstata.
Discinesia tardia (movimentos repetidos involuntários) pode ocorrer em alguns pacientes em terapia prolongada com antipsicóticos ou após a interrupção da terapia com estes medicamentos.
Os medicamentos para Doença de Parkinson não aliviam os sintomas da discinesia tardia e, em alguns casos, podem agravá-los. Entretanto, a Doença de Parkinson e a discinesia tardia frequentemente coexistem em pacientes recebendo tratamento e a terapia com Artane pode aliviar alguns destes sintomas. Artane não é recomendado para uso em pacientes com discinesia tardia, a menos que tenham doença de Parkinson concomitante.
Os pacientes com arteriosclerose (obstrução das artérias) cerebral ou com histórico de sensibilidade a outras drogas podem apresentar reações de confusão mental, agitação, distúrbio de comportamento ou náuseas e vômitos. Deve-se permitir que tais pacientes desenvolvam tolerância ao medicamento pela administração inicial de uma pequena dose e pelo aumento gradual até que um nível eficaz seja atingido.
Se uma reação grave ocorrer, a administração da droga deve ser descontinuada por alguns dias e, em seguida, retomada com uma dosagem menor. Os distúrbios psiquiátricos podem resultar do uso indiscriminado (levando à superdosagem) para manter a euforia continuada.
Quando administrado em doses altas ou a pacientes suscetíveis, Artane pode causar fraqueza e incapacidade de movimentação de alguns músculos.
Abuso e Dependência
Se esta medicação for auto-administrada repetidamente, ela pode causar tolerância, abstinência e comportamento compulsivo de consumo.
Interações medicamentosas
Drogas sedativas como canabinoides, barbitúricos, opiáceos e álcool podem ter efeitos aditivos com a Artane e, desta forma, podem gerar o hábito exagerado de uso (potencial de abuso).
O uso concomitante de álcool ou outros inibidores do Sistema Nervoso Central com Artane pode causar aumento dos efeitos sedativos.
Inibidores da monoaminoxidase e antidepressivos tricíclicos podem intensificar os efeitos relaxantes musculares de Artane.
Artane pode antagonizar os efeitos da metoclopramida e da domperidona na função gastrointestinal.
A absorção de levodopa pode ser reduzida quando administrada concomitantemente a Artane.
Artane pode antagonizar os efeitos das drogas parassimpatomiméticas.
Interações medicamento-exame laboratorial
Não há relato de interferência do cloridrato de triexifenidil em exames laboratoriais.
População Especial
Capacidade de dirigir e operar máquinas
Operação de máquinas ou direção de veículos motorizados. Você deve ter cuidado ao operar máquinas, incluindo automóveis, até que tenha certeza que a terapia com Artane não esteja afetando sua habilidade em realizar tais atividades.
Gravidez
Não há estudos adequados e bem controlados sobre a segurança do uso do cloridrato de triexifenidil em mulheres grávidas ou mulheres com potencial de engravidar.
Deve-se pesar os potenciais benefícios de tratamento com cloridrato de triexifenidil contra os potenciais de riscos antes de utilizar Artane durante a gravidez.
Não se recomenda a administração de Artane durante a gravidez, exceto sob supervisão médica.
Amamentação
Não se sabe se esta droga é excretada no leite humano. Como muitas drogas são excretadas no leite humano, deve-se tomar cuidado ao administrar Artane a lactantes.
Uso Pediátrico
A segurança e a eficácia em pacientes pediátricos não foram estabelecidas.
Geriatria
Deve-se evitar o uso de Artane em pacientes idosos, especialmente em presença de comorbidades como demência e delirium.
Caso Artane seja utilizado em pacientes idosos, os cuidados devem ser os mesmos recomendados para os adultos, devendo haver acompanhamento médico.
Composição
Apresentações
Comprimidos de 2 mg e 5 mg.
Caixas com 30 comprimidos.
Composição
Cada comprimido de 2 mg contém
Cloridrato de triexifenidil | 2 mg |
Excipientes* |
1 comprimido |
Cada comprimido de 5 mg contém
Cloridrato de triexifenidil | 5 mg |
Excipientes* |
1 comprimido |
*Amido, fosfato de cálcio dibásico e estearato de magnésio.
Superdosagem
Sinais e Sintomas
- Pupilas aumentadas;
- Pele quente e seca;
- Vermelhidão facial;
- Diminuição das secreções da boca, faringe, nariz e brônquios;
- Dificuldade para respirar;
- Temperatura elevada;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Irregularidades no batimento cardíaco;
- Ruídos intestinais diminuídos;
- Retardo na eliminação da urina.
Sinais neuropsiquiátricos tais como delírio, desorientação, ansiedade, alucinação, confusão mental, agitação, hiperatividade, alterações da marcha, perda de memória, paranoia e agressividade podem estar presentes.
A condição pode progredir até redução da vigília e da consciência, coma, paralisia, parada cardíaca e respiratória e morte.
Tratamento
Em caso de ingestão acidental de uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez, o médico deverá ser contatado urgentemente ou o paciente deverá ser encaminhado imediatamente ao pronto atendimento mais próximo para procura de socorro médico.
Mais informações
Código do produto: | 18105 |
EAN: | 7896637018012 |
Tipo de Medicamento: | Similar |
Registro MS: | 1011806040018 |
Classe Terapêutica: | Antiparkinsonianos |
Princípio Ativo: | Triexifenidil |